A Psicopedagogia na melhor idade
A Psicopedagogia na melhor idade
Através dos avanços da medicina, a nossa população está aumentando sua expectativa de vida, porém é importante ressaltar e priorizar a qualidade de vida dessas pessoas.
A psicopedagogia é responsável pelo tratamento das dificuldades de aprendizagem e é muito eficiente no processo de prevenção de dificuldades, distúrbios e doenças degenerativas cognitivas. Esta área de estudos voltada para a terceira idade tem o objetivo de auxiliar no processo de aceitação das emoções e problemas encontrados a partir dos 60 anos.
Com um enfoque multidisciplinar a psicopedagogia propõe o resgate da qualidade de vida, da sua autonomia e um novo olhar sobre as situações vividas.
A psicopedagogia visa uma preservação cognitiva e uma vida produtiva e autônoma incentivando que o idoso se reinvente e consiga ter uma vida mais plena e feliz.
Como funciona:
A psicopedagogia utiliza jogos para uma estimulação cognitiva com o objetivo de prevenir doenças psicológicas e demências como Alzheimer, mantendo a qualidade de vida dos idosos. Também são utilizados ferramentas de tecnologia com o objetivo de fornecer desafios diários para a pessoa em atendimento, proporcionando a criação de novas conexões (sinapses) estimulando a plasticidade cerebral diminuindo os impactos do envelhecimento. O uso das conversas e trocas de experiência também são muito utilizados com o objetivo de ressignificar acontecimentos passados contribuindo para novas aprendizagens.

Autora: Sofia Winter