Como surge doenças psicossomáticas?
top of page
  • Foto do escritorOMSA

Como surge doenças psicossomáticas?

A somatização desses fatores — de ordem emocional e física — resulta em um ciclo vicioso que se manifesta por meio de dores e de múltiplas doenças físicas. Se não adequadamente tratados, essas complicações podem evoluir gradativamente e comprometer a saúde do indivíduo de forma cada vez mais intensa.


As doenças psicossomáticas estão relacionadas ao controle das emoções, sentimentos e ao modo de pensar. As emoções incontroladas e os pensamentos negativos desencadeiam desequilíbrios mentais que, consequentemente, sobrecarregam as funções orgânicas e atrapalham o funcionamento do corpo.


Isso ocorre por diversas questões, especialmente àquelas ligadas a experiências ruins e traumas não superados. O estresse gerado por essas emoções negativas afetam a capacidade de coordenação cerebral, o que impede a liberação das substâncias importantes para ao necessário ajuste da fisiologia do organismo.



Percebe-se, então, que ainda que não sejam bem esclarecidas, a origem das enfermidades psicossomáticas tem como base as causas emocionais e os distúrbios psicológico a elas associado.


como evitar atividades excessivas, o que pode aumentar seu nível de incapacidade;

modo de enfrentamento dos problemas, que pode interferir na percepção da doença e no limiar dos sintomas físicos;


isolamento social, angústia e tristeza por não ter coragem de compartilhar ou de conversar sobre os conflitos internos que alimentam as emoções negativas;


coexistência de fatores — como depressão, ansiedade patológica e estresse excessivo — que facilitam o desenvolvimento da somatização e originam as dores;


influência ambiental em relação à visão da vida de forma positiva ou negativa;


menor controle das emoções ou dificuldade no processamento dos problemas psicológicos, o que faz a pessoa supervalorizar a dor física;


tendência à negatividade e aos distúrbios de personalidade;


herança familiar;


hábito ou desenvolvimento de “comportamentos de dor” em resposta a sintomas emocionais, principalmente em relação à insegurança emocional para resolver problemas.

questões genéticas e fisiológicas, como maior sensibilidade à dor;





15 visualizações0 comentário
bottom of page