Buscar

Coronavírus: o que você precisa saber e fazer


Antes de falarmos sobre a prevenção do Covid- 19 precisamos entender esse vírus e toda complexidade que ele carrega.

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e seu novo agente surgiu na China, dia 31/12/19 . Ao classificarmos como “novo agente” nos referimos a um vírus diferente do descoberto nas granjas do norte de Dakota (EUA) em 1931, pois acredita-se que tais agentes não infectavam humanos.

Hoje, os vírus coronas causam em humanos a doença que chamamos de Covid-19. Os coronavírus mais comuns são o α-coronavírus (229E e NL63) e β-coronavírus (OC43, HKU1), associados às infecções agudas e graves do trato respiratório.

Os sintomas variam de febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. Indo de um simples resfriado até uma pneumonia severa.

Mas por que a falta de ar é um dos sintomas mais preocupantes ? Todos esses sintomas aparecem como uma resposta do sistema imunológico (o nosso sistema de proteção do corpo). Aqui destaca- se o papel fundamental de uma substância chamada citocina. As citocinas são substâncias naturalmente produzidas pelas células de defesa para regular a ação imunológica. Essa ação vem como um alerta do corpo para o paciente. No caso do Covid, ocorre o que chamamos de “tempestade citocínica". Uma maior intensidade e velocidade deste processo, que desemboca em uma reação hiperinflamatória que pode ser letal, principalmente quando se tratando do sistema respiratório.

Agora sim, podemos falar de transmissão e prevenção. A transmissão é feita pelo contato das mãos, gotículas de saliva, tosse e espirro e superfícies ou objetos contaminados. A prevenção vem com a lavagem frequentes das mãos (até a altura dos punhos), higiene com álcool em gel (70%), evitar de tocar os olhos, nariz e boca, respeitar o isolamento social (evitando abraços, beijos e até apertos de mão), não compartilhar o uso de objetos pessoais, manter os ambientes arejados e limpos, higienizar os celulares e criar uma rotina de exercícios e alimentação saudável.

E sabe o por que da necessidade da agua e sabão, até mais que o álcool ? O sabão age destruindo a gordura presente no envelope viral (proteção do vírus), expondo as proteínas responsáveis pela sua entrada nas células.



Escrito por: Isabela Arcaro Tellis







Referências bibliográficas:

- Acervo pessoal adquirido na Faculdade Claretiano de medicina de Rio Claro

- Entrevista com Dr. Paulo Sérgio Tellis, otorrino clínico e cirurgião

- JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J.; ABRAHAMSOHN, P. Histologia básica: texto e atlas. 13. ed.;


113 visualizações

Politicas OMSA

Suporte

Cadastro OMSA

ATENÇÃO
Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br . Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Organização Multidisciplinar de Saúde Aplicada

29.900.423/0001-40

Jaguariúna - SP