Coronavírus: o que você precisa saber e fazer
top of page

Coronavírus: o que você precisa saber e fazer


Antes de falarmos sobre a prevenção do Covid- 19 precisamos entender esse vírus e toda complexidade que ele carrega.

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e seu novo agente surgiu na China, dia 31/12/19 . Ao classificarmos como “novo agente” nos referimos a um vírus diferente do descoberto nas granjas do norte de Dakota (EUA) em 1931, pois acredita-se que tais agentes não infectavam humanos.

Hoje, os vírus coronas causam em humanos a doença que chamamos de Covid-19. Os coronavírus mais comuns são o α-coronavírus (229E e NL63) e β-coronavírus (OC43, HKU1), associados às infecções agudas e graves do trato respiratório.

Os sintomas variam de febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. Indo de um simples resfriado até uma pneumonia severa.

Mas por que a falta de ar é um dos sintomas mais preocupantes ? Todos esses sintomas aparecem como uma resposta do sistema imunológico (o nosso sistema de proteção do corpo). Aqui destaca- se o papel fundamental de uma substância chamada citocina. As citocinas são substâncias naturalmente produzidas pelas células de defesa para regular a ação imunológica. Essa ação vem como um alerta do corpo para o paciente. No caso do Covid, ocorre o que chamamos de “tempestade citocínica". Uma maior intensidade e velocidade deste processo, que desemboca em uma reação hiperinflamatória que pode ser letal, principalmente quando se tratando do sistema respiratório.

Agora sim, podemos falar de transmissão e prevenção. A transmissão é feita pelo contato das mãos, gotículas de saliva, tosse e espirro e superfícies ou objetos contaminados. A prevenção vem com a lavagem frequentes das mãos (até a altura dos punhos), higiene com álcool em gel (70%), evitar de tocar os olhos, nariz e boca, respeitar o isolamento social (evitando abraços, beijos e até apertos de mão), não compartilhar o uso de objetos pessoais, manter os ambientes arejados e limpos, higienizar os celulares e criar uma rotina de exercícios e alimentação saudável.

E sabe o por que da necessidade da agua e sabão, até mais que o álcool ? O sabão age destruindo a gordura presente no envelope viral (proteção do vírus), expondo as proteínas responsáveis pela sua entrada nas células.



Escrito por: Isabela Arcaro Tellis







Referências bibliográficas:

- Acervo pessoal adquirido na Faculdade Claretiano de medicina de Rio Claro

- Entrevista com Dr. Paulo Sérgio Tellis, otorrino clínico e cirurgião

- JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J.; ABRAHAMSOHN, P. Histologia básica: texto e atlas. 13. ed.;


130 visualizações0 comentário
bottom of page