O que é angústia e quais os sintomas?
top of page
  • Foto do escritorOMSA

O que é angústia e quais os sintomas?

Atualizado: 12 de mai. de 2021

A busca constante por respostas existenciais, o sentimento de culpa, a frustração e o medo são outros fatores que também podem trazer a sensação de angústia.

A angústia é resultante do excesso de questionamentos, incertezas e cobranças pessoais.

Aperto no peito, sensação de vazio, sufocamento, inquietação, descontentamento e ansiedade.

A angústia é uma manifestação emocional perturbadora e incômoda que, por se manifestar por meio de sintomas similares a outros problemas, é muito confundida com ansiedade, pânico, depressão e problemas cardíacos.


Os dois lados da angústia que ninguém fala


No primeiro caso, a angústia é um sinal de que existe um conflito interior que não foi tratado corretamente e está impedindo o indivíduo de agir, podendo desencadear uma depressão. A angústia associada a questões existenciais, por sua vez, tem relação com os questionamentos naturais do ser humano, e tem o poder de impulsionar e fazer o indivíduo agir.

Terapia online


A angústia pode estar relacionada a dois fatores principais que trazem consequências diferentes, podendo paralisar ou impulsionar a vida de uma pessoa. Em geral, a angústia pode ser resultante de alguma questão emocional mal resolvida ou a problemas existenciais.


É da natureza humana buscar respostas. Porém, a resposta para questões existenciais nem sempre são imediatas, sendo que geralmente são encontradas apenas por meio das experiências de vida.


A busca constante por respostas


Quando o indivíduo não respeita o processo natural de evolução e quer todas as respostas o mais rápido possível, acaba vivendo em descontentamento.


Quando se sentir angustiado, pare e reflita sobre a origem deste sentimento. Não ignore o problema e, caso não consiga se resolver sozinho, não hesite em procurar ajuda profissional.

Imagine se você já tivesse alcançado todos os seus sonhos e encontrado todas as respostas para seus questionamentos.

O que te impulsionaria a agir?

Qual seria o seu propósito ao acordar todos os dias se tudo já tivesse acontecido para você?


Faça as mudanças que a vida pede, abrace as oportunidades e viva o momento presente enquanto as respostas não chegam. Essas são chaves essenciais para não sentir o vazio da angústia e usá-la como fonte de impulso.

Desenvolva sua Inteligência Emocional, resolva os conflitos emocionais que surgem na sua vida, não deixando nada pendente.




5 visualizações0 comentário
bottom of page