Você já se perguntou para que serve o processo da terapia?
Ao receber um conselho de amigo para buscar ajuda profissional, você parou para considerar as funções reais do acompanhamento psicológico?
Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019 apontou que o Brasil é o país mais deprimido da América Latina. São quase 12 milhões de pessoas com o transtorno mental, ou seja, 5,8% da população.
Com base neste dado, porém, pode-se assumir que poucas pessoas buscam os tratamentos disponíveis. É mais do que necessário falar sobre terapia hoje.
Através de encontros semanais e de muita conversa, a terapia tem como função tratar problemas psicológicos. Existem muitas abordagens, cada qual voltada para aliviar as dores emocionais dos pacientes conforme as suas necessidades.
É normal que uma pessoa não reaja bem a uma vertente e obtenha resultados mais concretos com outra.
A terapia acompanha a diversidade de personalidades das pessoas. Assim, o psicólogo pode aplicar diversos tipos de tratamento.
A terapia é o processo correto para trabalhar a ansiedade, depressão, estresse, luto, conflitos nos relacionamentos, autoestima baixa, desespero, e uma infinidade de problemas que, aos olhos do paciente, podem parecer não ter solução.
Outro cenário comum é o acompanhamento psicológico de pacientes que não possuem um transtorno mental ou vivem situações estressantes, mas desejam se conhecer melhor, descobrir suas potencialidades e encontrar um propósito para as suas vidas.
A terapia ajuda, ainda, em casos de doenças psicossomáticas, as quais estão relacionadas a emoções e pensamentos.
Em outras palavras, são patologias oriundas de uma má administração de sentimentos. Um exemplo bastante comum é o nervosismo extremo que pode ocasionar o aparecimento de uma gastrite nervosa ou de prisão de ventre.
Kommentare