Como lidar com um relacionamento tóxico e abusivo?
top of page
  • Foto do escritorOMSA

Como lidar com um relacionamento tóxico e abusivo?

Na semana passada eu tive uma amiga. Quando fomos, ele mencionou que tinha que ver alguém que nem sempre era amigável com ela, um relacionamento que lhe causou mais estresse e sofrimento do que qualquer outra coisa. Ela evitou a reunião, mas agora parecia ser inevitável.


"Ela me deixa tão assustada", disse ele, fechou os dentes. Eu estava lá eu mesmo. Frequentemente. Relacionamentos tóxicos que exigiu que tenhamos cortado completamente o contato;


Outros, embora venenosos, parecem ser impossíveis de evitar. Talvez eles tenham uma sogra que critica constantemente ou um vizinho que esteja emocionalmente atordoado. Talvez seja um chefe que os invade quando eles estão sublinhados, ou alguém que está sob sua pele, eles têm conversas completas em suas cabeças.


Se você lutou contra um relacionamento tóxico, espero que este pequeno manual o ajude.

1. Aceite que está em uma situação difícil e lida com um relacionamento muito difícil.

Suas decisões aqui são bastante limitadas e estranhas são aceitas, é sempre a melhor opção.


Você até pode julgar e criticar a outra pessoa, mas isso provavelmente será tenso e solitário.


Alternativamente, você pode cuidar do seu medo e desespero até que você nunca possa se dar bem com você o que é enfatizado e triste.


Você pode definitivamente negar sua existência ou fazer como se você não se incomodasse. Você pode bloquear seus textos e e-mails e evitar todas as situações em que são exibidas.


Todas essas são táticas de resistência e não a protegem.


Ironicamente, esta tática permite que a outra pessoa mantenha mais em sua psique.


O que funciona é aceitar que seu relacionamento com você é super difícil e que você tenta ser menos difícil. Esta aceitação suave não significa que eles renunciassem uma vida de miséria, ou que a situação nunca melhore.


Talvez sim e talvez não.


Aceitando a realidade de um relacionamento difícil, nos permite amolecer.


E essa desaceleração abre a porta para minha própria compaixão e sabedoria.



2. A outra pessoa provavelmente lhe dirá que são a causa de todos os sentimentos ruins, não é verdade. Eles não são responsáveis por suas emoções. Você nunca foi e nunca será. Não assuma a responsabilidade do seu sofrimento;

Se você fizer isso, nunca terá a oportunidade de assumir a responsabilidade por si mesmo.


3. Diga isso realmente, se você não se importar (talvez incomodá-lo), torna-se uma complicação para criar sua realidade e manter o que é tóxico para você. Por exemplo, você pode perguntar se esquecer de convidar você para uma festa.


Você pode dizer facilmente que erro foi que você não recebeu evitar e ter revisado sua pasta de spam?


Mentir é muito exaustivo para os seres humanos, talvez o mais estressante. As mentiras detectores não reconhecem mentiras, mas o esforço e o medo subconsciente que causam mentiras. Isso faz com que a relação seja menos tóxica.



Então você diz a verdade no lugar. Certifique-se de dizer sua verdade em vez de seu julgamento, ou o que você imagina que é verdade para outras pessoas.


Não diga "Eu não convidá-lo porque você enfatizaria a mãe a ter você lá" ou "Eu não convidá-lo porque você é uma rainha do drama manipulador, você encontrará uma maneira de fazer isso à noite que você faz. "


Em vez disso, diga a eles a sua verdade: "Se você está em minha casa, estou ocupado e nervoso, e não posso relaxar, então eu não o convido pela festa. Me desculpe ferir seus sentimentos. "


A coragem é necessária para dizer a verdade porque muitas vezes deixa as pessoas com raiva.


Mas você provavelmente ficará com raiva de qualquer maneira, não importa o que você faça. Sem dúvida, eles não gostam do novo que diz a verdade, e isso será mais propenso a evitá-los no futuro. Isso pode ser algo de bom.


5- Anne Lamott define a compaixão como uma bondade radical reforçada por perdão e nos permite alterar a comunicação dinâmica, mesmo quando interagimos com alguém coberto de raiva, medo ou ciúme.


Fazemos isso oferecendo-lhes um presente de coração. Você provavelmente não será capaz de remover seus pensamentos negativos sobre eles e você não pode alterá-los, mas você pode se esforçar para ser uma pessoa afetuosa.


Você pode comprar uma xícara de café para eles?

Você pode reservar espaço para o sofrimento?

Você pode enviar uma meditação amável para eles?


O perdão leva essa bondade para um nível completamente novo. Eu costumava pensar que eu não poderia realmente perdoar alguém que me machuquei até pedir perdão, em vez de se mover e fixar desculpa.


Mas eu aprendi que para curar a nós mesmos, devemos perdoar se eles pedirem perdão ou não, e se ainda está ferido ou não.


Quando fazemos isso, nos sentimos mais felizes e em paz. Isso significa que você pode precisar perdoar a outra pessoa no final de cada dia - ou, em dias ruins, a cada hora. O perdão é uma prática contínua, não um único acordo.


Quando encontramos maneiras de mostrar compaixão, mesmo para a pessoa que nos custou dormir e amor e até mesmo nosso bem-estar, algo milagroso acontece.


"Quando administramos um flash de compaixão por alguém que não gostamos, especialmente uma pessoa muito terrível, inclusive nós mesmos",


escreve Anne Lamott, "nós experimentamos um ótimo momento espiritual, um novo ponto de vista que pode nos deixar íngremes".


Este é o verdadeiro milagre


nossa compaixão Bumerang nos retorna. Quando mostramos os radicais de bondade, perdão e aceitação - e quando dizemos a verdade, mesmo no relacionamento mais difícil - começamos a mostrar essas coisas. Percebemos que podemos amar, perdoar e aceitar até os aspectos mais terríveis da nossa própria criatura, mesmo que seja apenas por um momento. Começamos a nos mostrar a verdade, e isso nos faz sentir livres.


E de acordo com a minha experiência, isso faz tudo que sofremos tenha momentos de felicidades!

13 visualizações0 comentário
bottom of page