O que você pensa quando ouve a palavra otimismo?
top of page
  • Foto do escritorOMSA

O que você pensa quando ouve a palavra otimismo?

O que você pensa quando ouve a palavra otimismo?


As práticas de vida experimentadas e testadas ressoarão? Talvez pareça muito com a Poliana que você quer?


Em essência, otimismo é esperança para o futuro, uma crença universal de que tudo será benéfico para você. Quer você seja um praticante devoto ou um cético devoto, você deve ter se perguntado pelo menos uma vez: O otimismo traz benefícios reais para a vida ou é apenas uma conversa fiada para melhorar?


Um novo estudo prova que pode valer a pena cultivar o otimismo.

De acordo com um artigo publicado na Emotion no mês passado, o otimismo parece particularmente útil ao enfrentar desafios ou resolver situações que podem levar a um alto estresse.


Os pesquisadores Heather Lench e Zari Carpenter usaram dois estudos separados para explorar os benefícios do otimismo.


No primeiro estudo, mais de 1.000 alunos de graduação responderam a uma pesquisa duas semanas antes de fazer o primeiro exame de psicologia que avaliou suas notas iniciais e seu humor no exame.


No dia anterior ao teste, os participantes foram questionados novamente sobre seus resultados esperados e hábitos de estudo antes do teste. Dois dias após o teste, os participantes relataram as pontuações reais que receberam e suas reações emocionais.


Na verdade, eles descobriram que pode haver uma conexão entre otimismo e trabalho árduo.


O otimismo nas duas primeiras semanas do exame melhorou o tempo de estudo dos alunos, a satisfação geral com a qualidade da pesquisa e melhorou os resultados dos testes. Se os alunos reduzirem suas expectativas no dia anterior ao exame, seu aprendizado será reduzido e suas notas irão piorar.


Essa descoberta destaca que não é apenas o otimismo que impulsiona o trabalho e os resultados, mas o otimismo que mantém a estabilidade por um período de tempo. No segundo estudo, os pesquisadores usaram o pano de fundo do tão esperado dia do jogo, que é o dia em que os estudantes de medicina da quarta série descobrem com qual hospital eles trabalham.


O local onde os estudantes de medicina recebem treinamento em residência pode afetar sua trajetória de desenvolvimento da carreira médica, o que torna a geração médica um clímax muito importante e muitas vezes estressante após quatro anos de aprendizado rigoroso.

8 visualizações0 comentário
bottom of page